облегченных-однонаправленных-конструкций

Forma perdida para estruturas leves unidirecionais de concreto montadas na obra.

U-Bahn Beton® é uma forma modular em polipropileno reciclado, concebida especificamente para a realização de lajes unidirecionais montadas na obra ou semi pré-fabricadas.
Os vários elementos, sobrepostos no porte terminal, permitem a criação de vigas de todos os comprimentos. Graças aos pés cônicos elevados, ao cobrir os módulos U-Bahn Beton® com a concretagem, obtêm-se vigas em largura, paralelas entre si, fechadas por baixo e por cima por uma laje plana realizada em sequência e com uma única descarga de concreto; tudo com uma notável economia de concreto e aço, bem como consideráveis vantagens em termos de risco de incêndio em relação ao método de poliestireno expandido.
Leve e empilhável, é simples de manusear durante a colocação na obra, racional na utilização, não teme as intempéries e é de fácil armazenamento no canteiro, ocupando espaços reduzidos.

Concebido de acordo com rígidos critérios de qualidade, o módulo U-Bahn Beton® é garantido para uma resistência a seco de 150 kg, concentrados numa zona de carga com 8 x 8 cm, tal como previsto pela norma em vigor.
Ao contrário do que acontece com os tradicionais blocos de argila, a cavidade deixada pelo U-Bahn Beton® pode ser utilizada para a passagem de cabos e instalações.

U-Bahn Beton® ou poliestireno?

O poliestireno, embora largamente usado no mundo da construção pela sua economia e praticidade, apresenta algumas desvantagens que a comunidade científica e técnica estão estudando atualmente.

Em relação às lajes mais leves, o D.M. de 16.02.2007, no anexo D.5.1 estabelece que: “No caso do poliestireno ou materiais afins é necessário instalar adequadas aberturas para o escape das pressões excessivas”. Antes disso, a Norma UNI 9502 no art. 7.2.2 estabeleceu que: “No caso de elementos que englobam materiais que, em altas temperaturas se transformam em gás, é necessário instalar adequadas aberturas, na direção da face exposta ao fogo, para evitar que a resistência seja comprometida por explosões”.

Por isso, a utilização do poliestireno em lajes concretadas no local, possui a necessidade de instalar específicas aberturas de purga na cavidade para impedir a excessiva pressão dos gases sublimados. No caso de incêndio todavia, permanece o problema da liberação de gás tóxico (estireno) nos ambientes.

O U-Bahn Beton® sendo de polipropileno, além de não ser tóxico mesmo quando queimado, não provoca explosão do piso, pois os gases em com pressão excessiva saem pelos pés (4 por cada 20 cm de laje), que servem como válvulas de segurança.

Outras vantagens do U-Bahn Beton® em relação ao EPS dizem respeito à sua dimensão, à movimentação (basta pensar na transferência até a altura das lajes que serão construídas) e à conservação ao ar livre. Com efeito, o poliestireno é volumoso, não se empilha, é particularmente frágil nas zonas de contorno e nos cantos, nos quais se desfaz dando origem a um fenômeno muito desagradável: as bolinhas que, carregadas estaticamente, se agarram em tudo, principalmente às armaduras com enorme dificuldade de remoção.