Acessórios para construção.

spacers-reinforcement-distanziatori-per- ferri-armature

DISTANCIADORES PARA FERROS DEARMADURA
Para a perfeita execução e duração das obras em cimento armado é fundamental que as armaduras estejam correctamente posicionadas e protegidas nointerior da descarga do betão. Para realizar esta acção, utilizam-se os distanciadores cujo objectivo é manter na posição correcta as armaduras durante a colagem e a fase de endurecimento.  
Os distanciadores são realizados normalmente  em plástico ou à base de argamassa cimentíciz, de modo a não despoletar a corrosão dos ferros de armad ura e de forma e geometria de forma a minimizar a superfície de contacto com o módulo para questões técnicas e estéticas. Devem ser também capazes de suportar a carga transmitida pelas barras de armadura até o endurecimento do conglomerado cimentício.

waterstop

PRODUTOS PARA A ESTANQUICIDADE À ÁGUA
Na e’xecução de obras em betão, deve ser prestada uma atenção especial à falta de continuidade da descarga na qual se originam as “recuperações”, verdadeiras linhas de separação entre descargas efectuadas em tempos diferentes  (em que o novo vetão se coloca em contacto directo com a parte anteriormente descarregada que pode ser também endurecida) e que penalizam a’obra em termos de perfil estrutural e da estanquicidade hidráulica. 
U’ma hábil programação da c’hegada das betoneiras por parte da’ empresa executadora, deverá permitir ’uma excelente organização das descargas diárias de forma a minimizar as recuperações de descarga. Muitas vezes, porém, as recuperações tornam-se inevitáveis em consideração das elevadas dimensões das obras. Nestes casos, as recuperações de descarga serão adequadamente dispostas por parte da D.L. com a previsão de precauções particulares para evitar agravamentos na falta de continuidade da descarga: por ex.:, a superfície de interrupção pode ser cofrada em  encaixe a outro molde de forma a melhora’r a colagem da descarga seguinte. 
Produtos normalmente usados para garantir a estanquicidade hidráulica para as recuperações de descarga para juntas de dilatação (interrupções da continuidade de uma obra voluntariamente predidspostos) são os WATERSTOP. Trata-se de perfis em PVC com uma particular conformação em secção, com ou sem bulbo, de forma a garantir a perfeita ancoragem ao betão. O material resistente às agressões dos agentes atmosféricos e químicos presentes no ar e na água mantém uma adequada flexibilidade mesmo a baixas temperaturas e capaz de resistir a médias solicitações longitudinais e transversais que se verificam durante  durante o assentamento da estrutura.

spessori-di-livellamentoper-fabbricazione

SPESSURAS DE NIVELAMENTO PARA A PRÉ-FABRICAÇÃO

A colocação de estruturas pré-fabricadas é caracterizada’ pela exigência de executar uma perfeita “montagem” dos vários elementos (realizados no estabelecimento ’ou na obra) num contexto, o estaleiro, que se apresenta com superfícies de apoio tipicamente irregulares. Para resolver este problema e obter o ’alinhamento correcto dos elementos pré-fabricados utilizam-se as c.d. espessuras de nivelamento Existem espessuras de diversas características, dimensões e formas em função das diversas exigências. O posicionamento dos painéis de tamponamento na superfície perimetral e o dos pilares nos c.d. copos são intervenções típicas em que as espessuras de nivelamento se tornam indispensáveis.

cassette-di-ripresa-del-getto

CAIXAS DE RECUPERAÇÃO

Quando forem inevitáveis as recuperações de descarga (ver frentes de separação entre descargas consecutivas em tempos diversos em que o novo betão se coloca em contacto directo com a parte anteriormente descarregada), é necessário proceder à adopção de técnicas ’particulares e também de armaduras  metálicas atravessando as superfícies de recuperação capazes de realizar uma conjunção mais eficaz e garantir a continuidade estrutural.  
Robin é uma caixa de aço zincado pré-fabricado dentro da qual estão presentes varões d’e armadura de aderência incrementada, para garantir uma melhor colagem ao betão. Os varões de recuperação da descarga permanecem originalmente alojados na caixa de modo a não perturbar a r’ealização da primeira descarga. Apenas depois da descofragem serão endireitados.